Como o motor de risco da OKEx evitou liquidações em cascata durante a queda da Bitcoin

O enorme acidente criptográfico que ocorreu no domingo poderia ter sido muito pior se não fosse o motor de risco da OKEx.

O CEO da bolsa, Jay Hao, disse que o crash flash de domingo tanto no Bitcoin quanto no Ethereum resultou em zero clawbacks e zero ADL (Auto-Deleveraging), pois os mecanismos de segurança embutidos na plataforma impediram liquidações em cascata depois que o Bitcoin caiu mais de US$1.200.

O crescimento espetacular do Bitcoin foi encurtado no domingo

Embora Bitcoin nunca tenha sido sinônimo de estabilidade, a queda repentina que viu no domingo pegou até mesmo os comerciantes mais experientes despreparados.

A maior moeda criptográfica do mundo teve uma semana espetacular, com uma mistura de instabilidades econômicas recentes alimentando seu crescimento para mais de 12.000 dólares.

No entanto, o caminho em direção a sua ATH foi cortado por uma queda maciça no domingo, onde mais de 20 bilhões de dólares foram eliminados do mercado em poucas horas.

Uma perda tão grande foi atribuída principalmente ao fato de que quase todas as moedas criptográficas tendem a seguir os passos da Bitcoin. Com altcoins menores experimentando quedas significativas, as trocas foram pegos desprevenidos e experimentaram um alto volume de liquidações, ADL e garras de volta.

Sem nenhum mecanismo para evitar uma avalanche de liquidações, muitas trocas sofreram muito durante o fim de semana.

Como a OKEx conseguiu se manter à tona durante a crise

No entanto, esse não parecia ser o caso com a OKEx. A troca compartilhou com a CryptoSlate que ela conseguiu cortar as perdas no estágio inicial da crise graças a seu motor de risco.

O mecanismo de segurança incorporado garante que mesmo durante a extrema volatilidade do mercado, a possibilidade de ADL ou clawbacks é significativamente reduzida.

Uma das maneiras que a troca minimizou o impacto geral do crash no mercado é mergulhando ordens de liquidação em peças menores através de seu motor de liquidação proprietário.

A plataforma também estabeleceu limites de posição, impedindo que os clientes abram posições excessivamente grandes se a alavancagem sobre um determinado ativo for muito alta.

Se, entretanto, o mercado se torna muito volátil para que estes mecanismos evitem grandes perdas, a OKEx corta as perdas com seu sistema de margem escalonada – ela evita cascatas de liquidação quando o mercado é extremamente volátil.

Jay Hao, o CEO da OKEx, explicou que a experiência ensinou à empresa o quão volátil o Bitcoin pode ser e os impulsionou a criar um sistema de gerenciamento de risco abrangente que protegeria tanto a troca quanto seus clientes durante quedas como esta.

„Temos o prazer de informar que o flash crash tanto na BTC quanto na ETH resultou em zero clawbacks e zero ADL“, disse ele. „Isto, mais uma vez, destaca a importância de escolher a troca certa que possa proporcionar estabilidade e confiabilidade em todas as condições de mercado“.